Cidades

Niterói prepara edital para obras na Avenida Marquês do Paraná

Projeto da via prevê faixas exclusivas para ônibus e reurbanização da via. Imagem: Prefeitura de Niterói/Divulgação

O edital para as obras de alargamento da Avenida Marquês do Paraná, no Centro de Niterói, será lançado este mês. A previsão da Prefeitura de Niterói é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre e concluídas no início de 2020. O projeto prevê a reurbanização e ampliação da via, com implantação de uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido da avenida, e uma ciclovia bidirecional ligando as ciclofaixas das avenidas Roberto Silveira (Icaraí) e Ernani do Amaral Peixoto (Centro).

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destaca que, assim como a TransOceânica, esta obra é um marco para a mobilidade da cidade. A expectativa é de redução de 20 minutos no tempo de deslocamento de Icaraí até o Centro e do Centro até Icaraí nos horários de rush.

“A reurbanização da Marquês do Paraná vai acabar com o engarrafamento histórico na Rua Doutor Celestino", disse o prefeito. "Milhares de trabalhadores ganharão mais tempo para o descanso depois da jornada de trabalho diário. Além de melhorar o fluxo em uma das principais vias da cidade, este projeto vai estimular ainda mais o uso da bicicleta. Esse é mais um investimento na qualidade de vida dos niteroienses”.

A Prefeitura realizou a desapropriação e demolição de imóveis no trecho entre as ruas Doutor Celestino e Miguel de Frias que eram necessárias para o alargamento da via e a implantação da ciclovia bidirecional.

O secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, enfatiza que o projeto prevê a reurbanização completa da via, com a implantação de calçadas acessíveis dos dois lados da avenida, novo paisagismo, melhorias na drenagem, iluminação de LED e sinalização para pedestres. Barandier destaca ainda que será instalado uma parada de ônibus sobre o mergulhão, nos mesmos moldes arquitetônicos das estações da TransOceânica.

“Niterói ganhará uma nova avenida, totalmente urbanizada no trecho entre a Avenida Amaral Peixoto e a Rua Miguel de Frias. Vamos fazer um boulevard com áreas verdes, um novo espaço de convivência para a cidade. O alargamento da Marquês do Paraná beneficiará motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a qualidade de vida da população”, frisa o secretário. O investimento nas intervenções será de cerca de R$ 10 milhões.

< Madrugada de pânico na Zona Sul de Niterói Caixa convoca aprovados em concurso de 2014 <